sábado, 14 de junho de 2008

CAMINHANDO E EDUCANDO

A razão de ser de toda e qualquer instituição de ensino é o aluno. Por isso, a verdadeira educação não pode alhear-se de total atenção a essa ser tão importante: o educando, seu sujeito e objeto.
Conduzir o ser humano ao seu amadurecimento, contribuir para a sua formação, requer de cada um de nós um espírito crítico e criativo. Com professores capacitados, recursos atualizados e novas metodologias de trabalho a escola está sempres a serviço dos discentes.
É dentro dessa filosofia e partindo de tal visão educacional que a Escola Estadual Setor Aeroporto agirá. E cuja preocupação maior é oferecer aos seus alunos um ensino realmente de qualidade, que envolva os discentes na busca dos seus próprios conhecimentos e, dessa forma construir suas competências e desenvolver suas habilidades tornando-se aptos a exercer seu verdadeiro papel de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
O ano letivo de 2008 é o primeiro de muitos outros que virão para orientarmos nessa fascinante viagem em busca de uma aprendizagem de qualidade, tornando-a proveitosa e sem embaraços.
Querido aluno, não queremos que você se perca nessa caminhada em que persegue os objetivos da cidadania, da profissionalização, da maturidade e, enfim, da sua formação integral como Homem.
Não pretendemos ensinar por ensinar, certificar por certificar. Nossos ideais consistem em ensinar não só aquilo que se deseja, mas também o que precisará a sociedade do amanhã. O educando tem direitos e deveres, a exemplo de todo cidadão; portanto, como não queremos que nenhum dos nossos alunos fique à margem do que é seu, este é o seu espaço de aprendizado, é a expressão da cidadania do corpo discente.
Agradecemos a todos os servidores da Escola Estadual Setor Aeroporto, que muito tem contribuído com a educação dos nossos alunos para que estes estejam aqui, e aos alunos que também nos ajudarão a realizar essa fascinante caminhada.

Rosiram Gomes de Barros
Diretora

HISTÓRICO da Escola Setor Aeroporto



A Escola Estadual Setor Aeroporto, localizada na Rua 21 de Outubro, nº 481 – Setor Aeroporto – Gurupi-TO, foi à primeira escola criada na região no início da povoação das matas da cidade.
Em 1947 chegou o morador Sr. Benjamim Cavalcante de Lima, preocupado com a educação de seus filhos e vizinhos, trazendo por volta de 1950 uma professora de Brejinho de Nazaré, Dona Augusta César (1ª professora da região) para lecionar em sua casa, onde permaneceu até 1952.
Alguns anos depois a Escola funcionava em um galpão (atualmente CTG), onde a professora Terezinha Ribeiro de Lima lecionava em condições precárias; com uma lousa, alguns bancos, outros trazidos pelos alunos e sem merenda Escolar.
Na gestão do Prefeito Municipal João Manoel dos Santos, em 1969, através de um convênio com o Ministério da Educação, foram construídas duas salas de aula e a secretaria. Nessa época a Escola Reunida Setor Aeroporto, era ainda tudo muito difícil, nas salas havia o quadro negro e alguns bancos que serviam de apoio para os cadernos dos alunos; os mesmos sentavam-se no chão, mas com a boa vontade dos professores, apesar dessas condições, nunca deixaram de aprender. A Escola tinha mais ou menos 100(cem) alunos matriculados, distribuídos em salas multi-seriadas, nos turnos matutino e vespertino. Tendo como professores, Clemente Pinto Cerqueira, Maria Olinda Dourado Cabral, Pedro Barbosa da Silva e Raimundo Barro Aguiar, que não mediam esforços para a melhoria da escola. Contavam com a ajuda da auxiliar de serviços gerais, Terezinha Silva de Lima, que além da limpeza fazia a merenda. As dificuldades eram muitas, na escola não havia fogão a gás. Dona Terezinha cozinhava a merenda em sua casa, em fogão a lenha, que os próprios alunos buscavam no mato. A escola apesar de ser municipal funcionava com professores do Estado, sob a responsabilidade do professor Clemente.
Em 1980 passou a responder pela Escola o professor Pedro Barbosa da Silva; transferindo essa responsabilidade para professora Marli Juliano de Novais Peixoto. Nessa época, a Escola passou a ser Estadual.
Somente em 1985 foi nomeada a 1ª Diretora com portaria, Elizabete Carneiro de Oliveira Gonçalves e a 1ª Secretária Geral Floraci Francisca de Araújo Ramos.
No ano de 1988 foram construídas através de mutirão mais 02(duas) salas de aula e banheiros.
A Escola teve sua 1ª ampliação, em 1993, pelo Governo do Estado, adquirindo mais 04(quatro) salas de aula e a implantação do Projeto Palmas (EJA), e em1994 foi criada a Associação de Apoio da Escola Estadual Setor Aeroporto.
No ano de 1995 assume a Direção Marli Juliano de Novais Peixoto e em 1997 retorna a direção Elizabete Carneiro de Oliveira Gonçalves, época que foi construído o muro da Escola.
A Aceleração da Aprendizagem, para alunos com distorção idade/série, foi implantada no ano de 1998.
Em 2000 iniciou a reforma e construção de mais um pavilhão, sendo concluído os serviços apenas em 2003; quando foi implantado o Ensino Médio EJA – 3º Segmento, neste mesmo ano assume a Direção da Escola, Adelise Salete Zanatta até Junho de 2005.
Elza Fabiana Batista Zanatta assume a Direção dia 15/09/05, conforme portaria nº 5170/05, através de processo seletivo, que responde pela Escola até o ano de 2007.
Em 2005 inicia o Ensino Médio Básico Regular noturno, com apenas a 1ª série.
Em 2006 é estendida mais uma sala do Ensino Médio Básico Regular diurno e é implantada uma turma de Correção de Fluxo Escolar (5ª Série).
No final de 2006 a U.E foi contemplada com a reforma da secretaria, sala para Coordenação de Apoio Escolar e Coordenação de Administração Financeira, bem como a implantação do Laboratório de Informática com 10 micro-computadores, melhorando com isso a qualidade do ensino oferecido à comunidade escolar.
Em 2007, a escola dá continuidade às modalidades de ensino e programas já existente como: Programas de Correção de Fluxo – (6º ao 9º ano) e Se Liga (2º ao 5º ano), além de ampliar o Ensino Médio Noturno contou, com um número de 650 alunos matriculados, elevando o módulo de VII para VI, aumentando também o número de servidores como: Orientador Educacional e Coordenação de Administração Financeira.
No ano de 2007 a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, lança o segundo o processo seletivo para a função de Diretor Escolar através do edital Nº 002/2007, onde a Professora Rosiram Gomes de Barros foi aprovada e assume a direção da Escola Estadual Setor Aeroporto dia 14 de janeiro de 2008, através da Portaria Seduc de nº 0015 de 02 de janeiro de 2008.