A Escola Estadual Setor Aeroporto, localizada na Rua 21 de Outubro, nº 481 – Setor Aeroporto – Gurupi-TO, foi à primeira escola criada na região no início da povoação das matas da cidade.
Em 1947 chegou o morador Sr. Benjamim Cavalcante de Lima, preocupado com a educação de seus filhos e vizinhos, trazendo por volta de 1950 uma professora de Brejinho de Nazaré, Dona Augusta César (1ª professora da região) para lecionar em sua casa, onde permaneceu até 1952.
Alguns anos depois a Escola funcionava em um galpão (atualmente CTG), onde a professora Terezinha Ribeiro de Lima lecionava em condições precárias; com uma lousa, alguns bancos, outros trazidos pelos alunos e sem merenda Escolar.
Na gestão do Prefeito Municipal João Manoel dos Santos, em 1969, através de um convênio com o Ministério da Educação, foram construídas duas salas de aula e a secretaria. Nessa época a Escola Reunida Setor Aeroporto, era ainda tudo muito difícil, nas salas havia o quadro negro e alguns bancos que serviam de apoio para os cadernos dos alunos; os mesmos sentavam-se no chão, mas com a boa vontade dos professores, apesar dessas condições, nunca deixaram de aprender. A Escola tinha mais ou menos 100(cem) alunos matriculados, distribuídos em salas multi-seriadas, nos turnos matutino e vespertino. Tendo como professores, Clemente Pinto Cerqueira, Maria Olinda Dourado Cabral, Pedro Barbosa da Silva e Raimundo Barro Aguiar, que não mediam esforços para a melhoria da escola. Contavam com a ajuda da auxiliar de serviços gerais, Terezinha Silva de Lima, que além da limpeza fazia a merenda. As dificuldades eram muitas, na escola não havia fogão a gás. Dona Terezinha cozinhava a merenda em sua casa, em fogão a lenha, que os próprios alunos buscavam no mato. A escola apesar de ser municipal funcionava com professores do Estado, sob a responsabilidade do professor Clemente.
Em 1980 passou a responder pela Escola o professor Pedro Barbosa da Silva; transferindo essa responsabilidade para professora Marli Juliano de Novais Peixoto. Nessa época, a Escola passou a ser Estadual.
Somente em 1985 foi nomeada a 1ª Diretora com portaria, Elizabete Carneiro de Oliveira Gonçalves e a 1ª Secretária Geral Floraci Francisca de Araújo Ramos.
No ano de 1988 foram construídas através de mutirão mais 02(duas) salas de aula e banheiros.
A Escola teve sua 1ª ampliação, em 1993, pelo Governo do Estado, adquirindo mais 04(quatro) salas de aula e a implantação do Projeto Palmas (EJA), e em1994 foi criada a Associação de Apoio da Escola Estadual Setor Aeroporto.
No ano de 1995 assume a Direção Marli Juliano de Novais Peixoto e em 1997 retorna a direção Elizabete Carneiro de Oliveira Gonçalves, época que foi construído o muro da Escola.
A Aceleração da Aprendizagem, para alunos com distorção idade/série, foi implantada no ano de 1998.
Em 2000 iniciou a reforma e construção de mais um pavilhão, sendo concluído os serviços apenas em 2003; quando foi implantado o Ensino Médio EJA – 3º Segmento, neste mesmo ano assume a Direção da Escola, Adelise Salete Zanatta até Junho de 2005.
Elza Fabiana Batista Zanatta assume a Direção dia 15/09/05, conforme portaria nº 5170/05, através de processo seletivo, que responde pela Escola até o ano de 2007.
Em 2005 inicia o Ensino Médio Básico Regular noturno, com apenas a 1ª série.
Em 2006 é estendida mais uma sala do Ensino Médio Básico Regular diurno e é implantada uma turma de Correção de Fluxo Escolar (5ª Série).
No final de 2006 a U.E foi contemplada com a reforma da secretaria, sala para Coordenação de Apoio Escolar e Coordenação de Administração Financeira, bem como a implantação do Laboratório de Informática com 10 micro-computadores, melhorando com isso a qualidade do ensino oferecido à comunidade escolar.
Em 2007, a escola dá continuidade às modalidades de ensino e programas já existente como: Programas de Correção de Fluxo – (6º ao 9º ano) e Se Liga (2º ao 5º ano), além de ampliar o Ensino Médio Noturno contou, com um número de 650 alunos matriculados, elevando o módulo de VII para VI, aumentando também o número de servidores como: Orientador Educacional e Coordenação de Administração Financeira.
No ano de 2007 a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, lança o segundo o processo seletivo para a função de Diretor Escolar através do edital Nº 002/2007, onde a Professora Rosiram Gomes de Barros foi aprovada e assume a direção da Escola Estadual Setor Aeroporto dia 14 de janeiro de 2008, através da Portaria Seduc de nº 0015 de 02 de janeiro de 2008.